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Curtidas influenciam compras por impulso de usuários do Facebook

Data: 30/04/2012
Por: Connect Santos
 

Uma pesquisa realizada pela Sociable Labs, empresa especializada em marketing online, revelou que os usuários do Facebook são fortemente influenciados a fazer compras por impulso, baseados nas curtidas de seus contatos na rede social.

Usuários do Facebook estão mais propensos a comprar online nas indicações de amigos (Foto: Reprodução)
Usuários do Facebook estão mais propensos a comprar online nas indicações de amigos (Foto: Reprodução)

O estudo feito pela empresa detectou que quanto menos tempo o usuário fica conectado na rede social de Mark Zuckerberg, maior é a quantidade de dinheiro a ser economizada, uma vez que o usuário está menos exposto às sugestões de compras dadas pelos seus amigos, através do botão “Curtir”.

Foram entrevistados 1088 usuários do Facebook para obter os resultados listados. A pesquisa revela que três em cada quatro pessoas que regularmente fazem compras online, acabam clicando em links de produtos compartilhados por amigos ou que foram “curtidos” por eles no site de compras. Desses, mais da metade passou a comprar o que foi recomendado por seus amigos no Facebook. Os especialistas da Sociable Labs chamam esse processo de influência de “prova social”, onde os consumidores são atraídos aos produtos com base nas opiniões obtidas em comunidades online.

Os compradores dessa modalidade são chamados de “compradores sociais” e, para o comércio eletrônico, são clientes muito valiosos, uma vez que 81% desses consumidores compartilham com outras pessoas nas redes sociais as compras realizadas em uma determinada loja, mantendo o ciclo de divulgação ativo.

Segundo Darby Williams, vice-presidente de marketing da Sociable Labs, “os varejistas podem incentivar esse tipo de compartilhamento de informações dos produtos adquiridos em seu site, elevando a significância desses comentários, e direcionando as visitas de referência, aumentando as chances de conversão de visitas em compras. O compartilhamento social pode ser uma das melhores ferramentas para qualquer varejista online”, afirmou.

As marcas estão rapidamente percebendo o impacto que a “prova social” pode ter sobre a comercialização dos seus produtos. Só nos Estados Unidos, os consumidores gastam 15% do seu tempo online no Facebook, onde eles são bombardeados com dicas, recomendações, atualização de status e outras informações que surgem o tempo todo em sua timeline. E todo esse volume de informações podem se converter em recomendações de produtos e serviços.O próprio Facebook detectou em uma análise recente, que entre as 100 páginas com maior visibilidade entre marcas e fabricantes, aquelas que contam com fanpages conseguem uma exposição mais efetiva para os demais usuários, do que as marcas que contam apenas com uma página de exposição de produtos ou serviços.

 
Fonte: Techtudo



 


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